domingo, 4 de dezembro de 2016

O diário da Anabela



Um dia uma das educadoras de infância da minha miúda dirigiu-se a mim questionando-me se queria fazer parte do teatro que iria decorrer na festa de Natal da escola. Eu sorri, sorri e disse, porque não? A educadora ficou feliz e disse que iria ser o pai Natal. O quê, eu o Pai Natal? Sim, ninguém quer ser, podes ser tu? E achamos que tens jeito! Está bem, dize-lhe outra vez sorrindo.

O tempo foi passando até chegar ao dia da festa. Estava muita gente do lado de fora do palco, mesmo muita gente. Nos "bastidores" todos os pais estavam nervosos, até eu! O teatro ia decorrendo, uns saiam do palco, outros entravam até que chegou a minha vez! Entro em palco e qual o meu espanto, sou a única que esta no palco e eu sem saber o que fazer no palco, pois não me deram instruções. Apenas para agir. Confesso que fiquei em pânico! Mesmo! Por uns segundos paralisei, a musica tocava, eu a ver toda aquela gente a olhar para mim, até que comecei agir. Comecei a dar uns passo de dança, fazendo a voz do Pai Natal, e lá me encaixei no cenário da continuação do teatro. No fim começou a entrar o resto do pessoal do peça de teatro e os aplausos surgiram. Mas a festa não tinha terminado, ainda tinha de entregar os presentes dos meninos da sala da minha miúda. Foi divertido e diferente este dia da minha vida. Se repetia? Porque não?

sábado, 12 de novembro de 2016

Diário da Anabela

A época natalícia está a chegar.
Quero comprar, preciso de comprar, tenho de comprar os presentes. Quero mesmo comprar aquele presente? Preciso mesmo de comprar aquele presente? Tenho mesmo de comprar aquele presente?
Ou posso comprar ou fazer? Agora vou escrever ao contrário! Quero mesmo fazer aquele presente?
Preciso mesmo de fazer aquele presente? Tenho mesmo de fazer aquele presente? Voce pode fazer...
Eu posso fazer um quadro. Eu posso fazer uma caixa de joias. Eu posso fazer um pequeno livro. Eu posso fazer pulseiras. Eu posso fazer fios. Eu posso fazer uma caixinha surpresa. Eu posso fazer uma dedicatória.
Eu posso fazer...
Às vezes, às vezes, maioritariamente as prendas feitas pela própria pessoa tem mais impacto na outra. Tem outra dinâmica, é diferente, é curioso, é um simbolismo que voce irá dar a esse presente de uma forma diferente do que se fosse um presente comum.
Eu confesso que não tenho muito jeito para trabalhos manuais, mas estou curiosa para fazer algumas experiências este ano, talvez! O que vais fazer Anabela? A Anabela responde, talvez um pequeno livro, ou um quadro, pois é a área em que me sinto à vontade.
Às vezes tenho dias desafiantes, hoje é um deles. Menos bom, menos alegre, por causa de motivos exteriores. Mas tenho de dar a volta por cima, continuar a caminhar, ir em frente, continuar a pedir à vida, ir com a minha "garra". Isto quer é energia positiva para o interior e o exterior transformar-se-á.
O dia não é o melhor, está uma manhã chuvosa, mesmo boa para estar em casa, mas daqui a pouco vou sair para o trabalho. 
Eu tenho os meus grandes desafios para enfrentar todos os dias, mas também tenho uma grande força de vontade para os ultrapassar. Você também tem desafios, sejam eles quais são, força, força, força, pois cada passo pode ser um pequena grande conquista.
Se eu posso, voce também.
Sejam felizes.

Beijo

Anabela Texugo, escritadaminhalma




quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Qual o meu propósito de vida?


Ás vezes tenho medos, medos que apenas atrapalham os meus objetivos, os meus sonhos. Chego a pensar realmente qual o meu propósito de vida, o que realmente quero conquistar nesta vida? Claro que tenho objetivos na vida, mas chego a pensar se é realmente esses objetivos que quero alcançar. É que para chegar onde quero, tenho de fazer outras coisas, trabalhar de uma outra forma, tenho de caminhar não com um objetivo , mas vários ao mesmo tempo. Não, não é fácil, é possível aos meus olhos.
Primeiramente tenho de mudar interiormente, é certo, a transformação pessoal é propícia ao crescimento, ao amadurecimento da pessoa em todas as áreas da vida. É uma certeza, é uma realidade. 
Agora, qual o meu propósito? O que realmente quero na minha vida? É isso mesmo que quero na minha vida? É esse o caminho? Terei força suficiente para caminhar nesse caminho? O que me leva a querer esse propósito de vida? Será mesmo esse propósito de vida, ou tenho dúvidas?
Eu tenho dúvidas em relação ao meu propósito de vida. Não tenho a certeza se quero seguir esse caminho, mas uma coisa é certa. Esse caminho levar-me-á ao propósito que realmente eu quero!
E um caminho leva-me ao outro.
Hoje é dia de fazer na minha agenda os objetivos para uma semana. O que eu quero atingir numa semana. Escrevo cinco a seis objetivos e pelo menos três deles tenho de conseguir atingir. Ou seja, por prioridades.
Outro truque que tenho é de escrever seis coisas que preciso de fazer durante o dia. A mais importante tenho de simplesmente de conseguir fazer.
As outras passam por ordem para o dia seguinte.
Por exemplo,
Eu hoje quero ir jantar fora com a família ( área familiar).
Eu hoje quero praticar exercício físico (área pessoal).
Eu hoje quero concluir aquele trabalho pendente (área do trabalho).
Eu hoje quero atingir um determinado valor de remuneração ( área das finanças).

Eu sou autora de dois livros, "Janela da Minha Alma" e " Fragmentos Revelados", tenho um blog, estou no facebook, tenho a minha página de autorahttps://www.facebook.com/AnabelaTexugoJanelaDaMinhaAlma/ estou no instagram, tenho a minha família, faço pesquisas na internet, leio e tenho o meu trabalho.

Se eu posso porque não você?


Beijinho,
escritadaminhalma

sábado, 30 de julho de 2016

Diário

O que me espera a vida eu não sei, posso prever sem afirmar. Desejo concretizar os meus sonhos, sem isso calcular os não. Pretendo correr riscos calculáveis, sem isso magoar. Tropeçar mas erguer  e com isso ser à mesma eu. Negar se necessário e dizer por que não. Arriscar e tentar do que não tentar.
Os medos? Tentar elimina-los, converte-los em coragem. O que sou penso que sou, mas aquilo que sou realmente traduz-se nas acções. Na mente faço as minhas previsões e nas acções a prática.
A felicidade quer-se mas em medidas certas. Desejos muitas coisas, mas o meu foco é semelhante a uma caixinha. Essa caixinha contem apenas duas coisas essências. O conforto é confortável para quem o tem e o desconforto é o conforto para quem o tem. Eu acho que sei, mas certezas nunca as tenho e certezas só as tenho quando as experiencio-as. Mas com tudo isto quero dizer que quem sonha pode ficar naufrago dos seus próprios sonhos, por isso é muito importante praticar-mos todos os dias os nossos sonhos. Se é fácil? Não. Tens que ser perseverante.

Tchau, tchau
Beijo no coração
Anabela Texugo, escritadaminhalma

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Vida



Deixo-vos um  poema de um dos meus livros.

Vida

Vida é ilusão, e amável
Por ti tudo quer viver
E morrer.
O mortal engana-se com a imortalidade
E nada disso parece eu perceber.
Suspiro no alívio e no desgosto
De sentir e não sentir,
De fracassar na realidade?
Desejar continuar a sonhar...
Ou querer morrer pela falta,
E simplesmente partilhar palavras de escrita?
Onde tudo isto vai parar?
Onde vais parar escrita?
Onde?
ROMPE PEDAÇOS DE SONHO!
Imaginação, sonhos... realidade.
Nas milhas quero ficar
Porque km parece mais perto
E porque a terra encoberta é longe
Coberto um passo.
E nada é nada poesia
É reflecção do ser humano.
É deslumbrar o mel da vida!
Uma massa de sentimentos!
E é ilusão?
Mas uma amável vida disposta
Ao ser humano a perdoar e morrer com o mesmo amor.

in "Fragmentos Revelados" Anabela Texugo.
 
 
 
Tchau, tchau,
 e beijo no coração,
Anabela Texugo, escritadaminhalma
 



terça-feira, 5 de julho de 2016

O livro "O Poder Da Palavra" de Lauro Trevisan

O livro "O Pode Da Palavra" do autor Lauro Trevisan  é um livro de bolso fabuloso pelo seu conteúdo, pelo significado da própria palavra, pela maravilhosa forma do autor falar do poder da palavra, seja ela escrita ou falada.
Gostei imenso de ler o livro, ensinou-me,deslumbrou-me e sempre o encontro na minha biblioteca!
Deixo a seguinte mensagem do autor.



A palavra em gestos


"O abraço fala de amor; o cumprimento fala de amizade; o sorriso fala de alegria; os olhos falam a linguagem da alma; o rosto expressa a palavra do coração; o beijo fala de carinho; a aproximação fala de confiança; a inclinação fala de bem-querer;
as pernas cruzadas falam de bem-estar; as mãos juntas falam de oração; os braços estendidos falam de aconchego".
...
in "O Poder das Palavras", Lauro Trevisan
 
 
 
 
 
Beijinhos,
 
Anabela Texugo, escritadaminhalma.

terça-feira, 28 de junho de 2016

A minha página no facebook


Queres seguir-me através da minha página do facebook?
Se queres saber mais daquilo que publico, podes encontrar-me através do link em baixo.
Faz gosto, partilha e visita-a.
Agradeço pela divulgação da mesma.



https://www.facebook.com/AnabelaTexugoJanelaDaMinhaAlma/?ref=aymt_homepage_panel



Beijinhos,
escritadaminhalma,
Anabela Texugo.

domingo, 19 de junho de 2016

Seminário: A Pequena Pesca

Não perca o Seminário A Pequena Pesca ( Potencial para a Sustentabilidade) dias 29 e 30 em Sesimbra no Cineteatro Municipal João Mota.
A inscrição é gratuita mas obrigatória.
 
 
 
 
 


quarta-feira, 15 de junho de 2016

Yoga entre histórias



Sábado, 18 Jun às 10h30 o Espaço Zambujal ( Sesimbra) apresenta...

Yoga entre histórias – “ A Lagartinha que tinha um sonho”, com Cláudia Pinto Praça
'A lagartinha que tinha um sonho' é um pequeno-grande livro, cheio de cor e amor, que alia a literatura infantil ao yoga para crianças. Para que pais e filhos possam ver, ouvir, sentir e experimentar juntos um livro muito divertido e deveras original!» 

O que é que este livro tem de especial?
'A lagartinha que tinha um sonho' é um livro ilustrado que não só nos conta uma história de força e coragem de uma pequena e desajeitada lagartinha que luta para ser bailarina, como ainda nos permite vivê-la. Ao realizarem as posturas de yoga, as crianças, tornam-se personagens do próprio enredo e vivem a leitura de uma forma completamente nova e muito divertida!

 Este é um livro para ser lido, observado e experimentado com o próprio corpo!

ENTRADA gratuita mediante inscrição prévia
Público: famílias com crianças entre os 4 e os 8 anos
Duração: 60 minutos
 
 
 

Eu



Vi na concha um escutar
E nasceu um diálogo.
Que a poesia nada queria
E fingiu que sorria.

Na praia quis o céu
Na beira mar molhar os pés
E a água do mar beijar,
No sonho sonhado de véspera.

A areia sentiu o calor
Aos meus pés prometi carícias,
Vou embora sem ti
Mas trago-te pegada a mim.

Na praia vi a vida
Respirei e sentia-a a sorrir,
Venci a partida do dia
Mas fiquei exposta à noite.

Poetar é gargalhar e amar
Poesia é franqueza e textura,
É respiração do poeta
E poeta é o pensar.

in, Fragmentos Revelados, Anabela Texugo

terça-feira, 31 de maio de 2016

Nós mulheres/segurança e auto confiança




Entre o muito trabalho, continuo a escrever poesia. Não com aquela frequência de algum tempo, mas, quando a inspiração aparece. Como tenho mais inspiração à noite, sei que estou à vontade para escrever a essa hora do dia! Mas, acho que é um estado geral, entre nós autores.
Recentemente encontrei-me com uma amiga que já não via à algum tempo. Uma grande amiga! Entre desabafos, acabei por concluir que nós mulheres temos muitas semelhanças, embora nós não queiramos admitir. Uma das semelhanças são os ciúmes que temos do nosso namorado ou marido, quando aquela rapariga ou mulher olha para ele, e  ele olha para ela. Roí-nos por dentro não é? Ah, pois é. Não será isso falta de confiança em nós?

Maioritariamente sim, nós mulheres somos assim, umas mais seguras do que outras, por isso mãos à obra, ao trabalhar a nossa auto confiança.
Sê segura de ti, porque os homens gostam de mulheres seguras, confiantes, com bom humor ( independentemente das oscilações das hormonas que eles não entendem).
Trabalhar a nossa auto confiança trará a curto longo prazo uma melhor relação conjugal.

domingo, 1 de maio de 2016

Dez dicas de poupança

Poupar vem de pequenos hábitos diários e se os seguirmos, veremos que vamos conseguir chegar a determinados objetivos financeiros.
Traçar os nossos objetivos mensais rigorosamente, veremos resultados infalíveis.

Deixo dez dicas de poupança diárias.

1-Ter cuidado com as pequenas despesas.

2-Focar no futuro com dinheiro. Traçar um objetivo a curto longo prazo (1 ano a 10 anos) para ter o capital que preciso.

3- Estar sempre atrás de grandes promoções, pechinchas e descontos.

4- Usar o micro ondas para pequenas refeições.

5- Estar atento às previsões meteorológicas e regar o jardim apenas quando necessário.

6-Cozinhar apenas com aquilo que tem no momento na cozinha.

7-Cozinhar com o tamanho da panela adequado. Encher as panelas com pouca água e após a fervura reduzir a chama do fogão.

8-Comprar a charcutaria ao balcão.

9-Comprar apenas o que está na lista das compras. Fazer um orçamento para essa lista.

10-Ter um limite de orçamento mensal para as despesas e cumpri-la rigorosamente. Se sobrou melhor!

Fazer um plano de poupança  e traçar um objetivo mensal, trará a curto longo prazo resultados.
A determinação e pequenos hábitos diários fazem a diferença.




 
 
 
Anabela Texugo, escritadaminhalma.

sábado, 30 de abril de 2016

Negócio próprio


As características/habilidades são fundamentais para garantir o sucesso de quem decide empreender.
Conhecimento técnico, olho vivo na concorrência, organização pessoal e liderança fazem parte do dia a dia do empreendedor.
Precisa de manter o controlo emocional para não sucumbir diante dos desafios diários.
Controlo emocional é igual a capacidade de lidar com sentimentos e emoções, sejam positivas ou negativos. É primordial para o sucesso.
Um negócio bem sucedido requer um investimento substancial de tempo, dinheiro e uma grande dose de esforço.
Empreendedor é aquele que é capaz de transformar uma pequena
ideia em realidade, promovendo mudanças económicas, sociais e culturais.

Anabela Texugo, escritadaminhalma.

domingo, 17 de abril de 2016

Atingir o seu objetivo financeiro

Cada grão é importante para manter o saco de pé!
Por mais contraditório que seja, aqueles que têm uma condição mais confortável e privilegiada são os que poupam mais e investem o seu dinheiro.
Para formar um capital maior é importante entender a importância de economizar.
Pessoas que se habituam a gastar menos e guardar o seu dinheiro, aumentam  a quantia gradativamente, e têm maiores oportunidades de conseguir a sua independência financeira. Por isso se pode poupar hoje, organize-se. Para que essa economia seja uma realização dentro de um período de tempo.
A partir do momento que se propõe a poupar mais, virá o seu capital a crescer. Economizar não é sinónimo de sacrifício, antes pelo contrário, é preciso criar o hábito que esse conceito leva a benefícios a médio e longo prazo. Que leva a momentos de felicidade, satisfação por ter economizado determinadas quantias por mês.
O seu cérebro registará o quanto importante e prazeroso é repetir esse comportamento.
Dessa forma, com o passar do tempo, essa atitude se tornará natural.



 
 
 
 
 
 
Anabela Texugo, escritadaminhalma
 
 
 
 
 
 
 
 


sábado, 9 de abril de 2016

Minimalismo




Afinal o que é o Minimalismo? Depois de algumas, senão muitas pesquisas, cheguei à conclusão que a pratica do mesmo não é tarefa fácil.
Se pensa em ser praticante da filosofia Minimalista, prepare-se para aprender a fazer o desapego das coisas que tem a mais em sua casa. Ou seja, Minimalismo na prática é viver com um determinado numero de objetos, vestuário, móveis, louça, e muito mais. Inclusive o que tem na despensa é contado.
Atenção que Minimalismo não é sinonimo de você ser radical! Em viver exclusivamente de um ou mais numero de coisas (impar ou par). Existem quem o faça. Na minha opinião, acho que desde que se sinta feliz, é que é importante.
Minimalismo é sim, sinónimo de felicidade, bem-estar, conforto e liberdade. Significa menos tralha, bagunça em casa. Menos coisas.
No meu caso, estou muito, muito longe de puder começar a minha jornada nesta filosofia. Mas vale sempre a pena tentar!

 
 
Anabela Texugo, escritadaminhalma
 

 
 
 

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Bolo de Laranja


Queridos leitores da escritadaminhalma,

sempre gostei muito de chocolate, mas depois de ver algumas receitas de bolo de laranja, optei por fazer uma. E o resultado final é o que se vê na foto. E confesso, fiquei surpreendida comigo, pois o resultado final ficou uma delícia!
 
 





Podem encontrar a receita no link abaixo!
http://www.alquimiadostachos.com/2011/05/bolo-de-laranja-e-manteiga.HTML

Anabela Texugo, escritadaminhalma

Novos programas sobre livros e autores



Queridos leitor,

"Há novos programas sobre livros e autores na RTP3.
Um chama-se Os Livros e passa aos sábados e domingos, às 12h50 e 20h50. O outro chama-se Todas as Palavras e passa aos sábados, às 16h30".


Foto: https://www.facebook.com/Letra-pequena-1430752077216826/

Fonte: https://www.facebook.com/Letra-pequena-1430752077216826/

Fonte:https://www.facebook.com/oslivrosrtp3/photos/a.1009412295819875.1073741827.1008847635876341/1009412265819878/?type=3&theater


Anabela Texugo, Escritadaminhalma

quinta-feira, 7 de abril de 2016

O que quero ser, fazer e ter?

Queridos leitores e leitoras,

Nada neste Mundo é fácil, por isso devemos alinharmos com o Universo.
Confiarmos na vida e tentar não ter medo, porque o medo é o maior inimigo que podemos ter.
Ora bem, se na vida devemos confiar, porquê desanimar? Pergunta fácil, resposta complexa!
Às vezes nem tudo corre como gostaríamos, aí devemos examinar o nosso caminho, o nosso trajeto, os nossos objetivos. Devemos ter uma ideia clara do que queremos ser, ter e fazer? Sim.
Às vezes não é fácil encontrar esse caminho. Por isso escrevo numa folha, todos os dias o que quero. Prevalece aquilo que mais vezes escrevo na folha. No meu caso escrevo no máximo dez coisas que gostaria de fazer. Posteriormente escrevo as cinco mais importantes. Aí tenho uma ideia do que quero ser, fazer e ter.
Gosto muito de escrever, de ler, de estar em constante busca no conhecimento e de pesquisar.
O que gostaria de ser, fazer e ter em paralelo com tudo isto e mais, não é fácil, por isso começando do zero espero que dê certo! O que eu não quero está bem claro. Os objetivos estão traçados à algum tempo, por isso mãos à obra.

Obrigada por estar desse lado.
Anabela Texugo, escritadaminhalma

domingo, 3 de abril de 2016

Lombo de Porco à Minha Maneira

Depois de ter um lombo de porco já à algum tempo no congelador, lá decidi fazer no forno. Para acompanhamento, a minha miúda quis esparguete.
Este foi o resultado final e deixo deixo - vos a receita à minha maneira .

Ingredientes:
- 1 lombo de 2 Kg (4 pessoas)
- pimentão doce
- 3/4 dentes de alho ...
- azeite
- sal do Algarve c/ervas aromáticas 


 Preparação : Fazer cortes verticais no lombo de porco e reservar. À parte, num almofariz  pique os dentes de alho, acrescente 1 c. de sopa de pimentão doce, 2/3 c. de sopa de azeite, 1 c. de sopa de sal de ervas aromáticas do Algarve e misture muito bem o preparado até formar um género de pasta. Com o pau do almofariz barre o lombo. Reserve no frigorífico por 1:30 h.
Passado o tempo necessário acenda o forno e ligue nos 200 graus. Parta cubos de margarina, coloque entre alguns cortes que fez no lombo e regue com pouco azeite.
Leve ao forno até assar. Coza o esparguete 100gr por aproximadamente um litro de água. Passe o esparguete por azeite quente com alho picado e cebola.
Bom apetite!

Ver Mais
Foto de Prazeres na Mesa.
Foto de Prazeres na Mesa.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Nos corredores da vida- poesia




Nesta barricada de amor suspirei no território da vida.
No corredor da infância, as passagens são vivas recordações,
As grainhas da juventude, fizeram-me crescer.
Nas delícias dos mimos
Encerrei nas beldades da vida olhares de ternura,
Nas tardes pesquisei brincadeiras e afetos
As manhãs são beijadas e nas cortinas da vida,
Espreitam as virtudes que os sábios falam
Na fissura de um olhar.
 
 
Tchau, tchau e beijo no coração.
Anabela Texugo.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Prosar Dois

Não sei ao certo o que isto é, mas duas medidas com certeza não é. Mais vale uma certa do que nenhuma, penso. Quero cobrir o bolo e não sei como, com duas medidas desiguais, questiono, como o faço. Vi no blog do vizinho do lado como se fazia , e na verdade gostei do resultado. Velho, velho era o velho, que fazia disto papas de pão, que espanto digo para comigo. Alguém aí acredita nisto, isto que vos conto, isto das duas medidas desiguais, pois, pois, pois, velho sabichão, comilão, e vai uma carta para o Japão. Peça por peça, vai costurando a estrutura do bolo, poder ter por opção um violão.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Atrair dinheiro

 
Todos queremos dinheiro, e sem ele não conseguimos sobreviver. Quais as formas de ter dinheiro? Como poderei ter mais dinheiro? Como poderei atrair dinheiro? Seja você um íman do dinheiro.
Tem de educar-se. Quanto mais educação e formação financeira tiver melhor, mais fácil se torna para você atingir o que almeja. Você pode fazer cursos, expandir e treinar os seus conhecimentos constantemente. Faça-o com persistência.
Como não se fica com bastante dinheiro da noite para o dia, a não ser que ganhe no jogo, precisa cultivar a paciência, manter a disciplina e a motivação. Não basta querer, é preciso fazer e não desistir.
Aprender com os casos de sucesso e com os erros, ler livros sobre a temática.
Ser-se organizado, saber como o dinheiro sai e como ele entra. O que fazer com o orçamento, com o que sobrou, com os subsídios de férias e de Natal. Fazendo um orçamento mensal e limitar-se a ele como se fosse o único dinheiro que tem, poupando mesmo em coisas irrisórias. Poupar 10% do ordenado. Poupar  no mealheiro de casa. É preciso ter persistência para chegar onde quer. Estas são algumas formas de atrair dinheiro para a sua vida. Trabalhando, claro.

domingo, 3 de janeiro de 2016

Prosar



Sobre um cavalo ando, andando sobre verdes ervas e floresta, terra e pedras. Beijam-se os ares, orvalhados, comungados pela madrugada. O vento soprando e o azul do céu dispara flechas de luz. Corre uma raposa, radiante pela fome e sinto o cheiro da natureza. 

Pedaço de sabedoria prosperou





Um pedaço de sabedoria prosperou, o tempo rapidamente expirou. A taxa era pequena, mas o pedaço foi gigante. Brotam passos no tempo, enriquece o coração, e nas... cortinas da vida, espreito o mundo. Os medos todos temos e vencermos somos desfiados. Não pretendo mudar o mundo, pretendo a mim mesmo tranquilizar-me neste mundo. Ativar a prática é querida, mas adquirir um silêncio sabido melhor ainda. Feliz de mim, como sou, deste mundo gargalho numa gargalhada de gargalhar. Fosse, quem fosse, este gesto de gesticular no dia, este pedaço de abundância, prestou em mim um eterno sentimento.

Como poupar/ 14 dicas

 
 Com a chegada do novo ano os preços aumentam e, temos que poupar mais ainda. Os aumentos que houve este ano em Portugal, deveriam reverter para o OMN (ordenado mínimo nacional). Justo? Sim. Mas com a prática do mesmo no início do ano.
Poupar faz parte dá vida de todos, sim, existem famílias com o mesmo número de membros e gastam mais do que a outra família.
Na poupança, você só não consegue ter mais dinheiro, como se sentirá feliz ao ver a sua conta bancária crescer. Poupar também se reflete, no consumo e em poupar no lar.
Se você tem o objetivo a alcançar financeiramente est post pode ajudar com certeza.
 
As dicas que apresento em baixo, se praticadas pode fazer toda a diferença no seu orçamento, e poupar muito dinheiro.